Lareira ecológica: saiba as suas vantagens e benefícios

Investir em uma lareira ecológica pode resultar em pontos positivos não somente para os consumidores que realizaram a aquisição, como também para toda a sociedade. Afinal, como o próprio nome indica, esses itens são muito mais sustentáveis que alternativas tradicionais, mesmo mantendo a o conforto e a sofisticação dessas opções. 

Por isso, a seguir, apresentamos alguns dados relacionados a esses produtos e, no fim do artigo, indicamos a melhor empresa para se investir nesse segmento. Confira! 

Qual a diferença entre uma lareira ecológica e uma lareira comum? 

Mesmo que a função prática desses dois produtos seja a mesma, existem diversas diferenças entre eles, seja estrutural ou em relação aos seus benefícios para o meio-ambiente, segmento que será nosso foco neste artigo. 

Essa distinção pode ser notada, por exemplo, em um estudo reportado pela IstoÉ Dinheiro em 22 de dezembro de 2021. O texto se baseou em um artigo encabeçado por Athanasios Nenes, membro da Foundation for Research and Technology – Hellas em Patras, na Grécia , e da École Polytechnique Fédérale em Lausanne, na Suíça. 

Segundo o material, a poluição gerada por fogões a lenha e por  lareiras convencionais oferecem maior risco à saúde do que a produzida por veículos, possuindo, inclusive, um potencial cancerígena mais alto que as substâncias expelidas por esses meios de transporte. 

Em outro parágrafo, a revista ainda relembra outro levantamento, que “(…) mostrou que a queima de lenha em residências é a única maior fonte de poluição do ar por pequenas partículas no Reino Unido, produzindo três vezes mais do que o tráfego rodoviário, apesar de apenas 8% da população usar queimadores de madeira”. 

O artigo Indoor air pollution from residential stoves: examining the flooding of particulate matter into homes during real-world use, desenvolvido por pesquisadores da University of Sheffield, também no Reino Unido, reforçou essa perspectiva. Tanto é que, no fim do material, os autores destacam a necessidade de se inserir um alerta de saúde durante os processos de compra de lareiras e produtos similares “(…) a fim de indicar os riscos normativos à saúde dos usuários”.  

Em contrapartida, uma lareira ecológica oferece um impacto muito menor, principalmente por serem abastecidas com combustíveis de menor impacto ambiental, como álcool etílico, etanol e gás natural. 

A diferença em comparação às alternativas tradicionais podem ser percebidas desde o primeiro uso, principalmente através da anulação completa da geração de fumaça. Mesmo que ainda ocorra a liberação de uma pequena quantidade de substâncias, o volume é consideravelmente menor. 

Vale destacar, ainda, as lareiras ecológicas elétricas, que além de possuir os pontos positivos mostrados acima, também possibilita o uso de energias renováveis. 

Onde comprar lareiras ecológicas? 

Gostou das vantagens e pretende investir em uma lareira ecológica? Não perca tempo e fale com a Casa das Lareiras. Há anos atuando nesse segmento, a companhia se especializou no fornecimento e instalação desses produtos, equilibrando o conforto e a sofisticação característica de elementos do gênero. 

Por isso, entre em contato com a Casa das Lareiras agora e solicite um orçamento especial para o seu projeto, e adquira um item para melhorar seu estilo de vida!   

Deixe um comentário