Comparar e apresentar as diferenças entre lareira a gás em São Paulo e modelos a lenha pode soar desnecessário, principalmente entre leigos. No entanto, essas duas variações possuem alteridades que vão além dos insumos utilizados para seu funcionamento, inclusive com elementos que impactam a saúde das pessoas que utilizam esses produtos.
Visando explicar todos esses pontos, compilamos e apresentamos, a seguir, alguns dos tópicos mais importantes relacionados a esse tema. Além disso, no fim do artigo, explicamos como a Casa das Lareiras pode contribuir para a aquisição desses itens. Confira!
Quais as diferentes entre uma lareira a gás em São Paulo e versões a lenha?
Conforme explicamos acima, a lareira a gás em São Paulo e versões a lenha possuem muitas diferenças entre si, principalmente, claro, relacionadas à forma como são abastecidas. Afinal, enquanto uma utiliza um combustível gasoso, a outra funciona a partir de um elemento sólido. Pode não parecer, mas só isso já faz com que muitos outros fatores não sejam iguais.
Em primeiro lugar, o armazenamento desses produtos muda consideravelmente. Afinal, enquanto a madeira precisa de um lugar amplo e, em alguns casos, pode até fornecer morada para animais, os botijões são muito menores e mais discretos — esse ponto ainda pode ser melhorado a partir de tubulações internas, reduzindo ainda mais a área ocupada.
Naturalmente, adquirir, transportar e armazenar cada um desses produtos é muito diferente, evidenciando as diferenças entre eles e reforçando sua viabilidade conforme cada cenário em que estão inseridos.
- Leia também: Lareira ecológica: saiba as suas vantagens e benefícios
- Leia também: 4 ideais de lareira ecológica externa para melhorar qualquer ambiente
Em segundo lugar, é possível destacar um dos pontos menos analisados por pessoas físicas e jurídicas que atuam nesse segmento, os impactos na saúde. Afinal, assim como quaisquer outros itens que emitem fumaça, as lareiras a lenha podem impactar a vida de pessoas de maneira negativa — e isso não é achismo.
Um artigo desenvolvido por Athanasios Nenes, membro da Foundation for Research and Technology – Hellas em Patras, na Grécia, e da École Polytechnique Fédérale em Lausanne, na Suíça, se propôs a analisar justamente essa relação, e os resultados confirmam essa perspectiva. Segundo o material, a poluição gerada por esses artefatos pode ser maior até da que é produzida por alguns veículos, possuindo, ainda, um potencial cancerígena mais alto.
O estudo Indoor air pollution from residential stoves: examining the flooding of particulate matter into homes during real-world use, por sua vez, desenvolvido por pesquisadores da University of Sheffield, chegou a sugerir que a venda desses produtos fosse feita com um aviso “(…) a fim de indicar os riscos normativos à saúde dos usuários”.
Nesse sentido, fica evidente que esse processo de escolha não deve se restringir a aspectos visuais, tampouco somente à praticidade de cada opção.
Onde comprar lareiras a gás?
Considerando os pontos acima, fica clara a necessidade de se adquirir esses produtos por meio de companhias especializadas e comprometidas com a qualidade de seus produtos, como a Casa das Lareiras. Afinal, a entidade preza por oferecer o melhor para seus clientes, sempre com um padrão acima da média do mercado.
Por isso, se estiver em busca de comprar lareiras a gás em São Paulo, entre em contato com a Casa das Lareiras e solicite um orçamento.